Roberto Menescal completará 80 anos de vida e grava especial com artistas da MPB

0
23

Você sabia que Arraial do Cabo foi cenário para a composição de “O Barquinho”, um clássico da Bossa Nova, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli?

Roberto Menescal, grande nome da Música Popular Brasileira, completará 80 anos e gravou esta semana um show especial com diversos artistas convidados, entre eles: Jorge Vercillo, Joyce Moreno, Marcos Valle, Moska, Ney Matogrosso, Wanda Sá, Zé Renato e Zélia Duncan. O especial será exibido pelo Canal Brasil em outubro e segundo os organizadores um DVD também será disponível ao público fã dos clássicos da Bossa Nova. Talvez poucas pessoas saibam, mas um dos temas mais famosos de Menescal em parceria com Ronaldo Bôscoli nasceu nas águas de Arraial do Cabo. A cidade, ainda um pequeno vilarejo de pescadores, era muito freqüentada por músicos e artistas daquela época. Em 1961, Menescal, Bôscoli e outros amigos saíram em um barquinho de pesca para um passeio, porém devido a um problema na embarcação eles ficaram por algumas horas “a deriva” em meio à imensidão do Oceano Atlântico, mais precisamente nas proximidades da Ilha do Farol, também conhecida por Ilha de Cabo Frio.

Durante as tentativas de fazer o motor do barco voltar a funcionar, Menescal inspirado pelos ruídos do mar , começou a dedilhar algumas notas. Com o sol já quase se pondo, uma embarcação que passava por ali acabou resgatando o barco dos músicos. Ali surgiu a primeira frase da composição “o barquinho vai, a tardinha cai…”

No dia seguinte, relembrando os momentos que passaram no mar, Menescal e Bôscoli terminaram de compor a música “O Barquinho”, um clássico da Bossa Nova, cuja inspiração se deu em águas cabistas.

Versão de “O Barquinho”, gravada pela cantora Maysa em 1975.