Profissionais cabistas são destaques em Medicina e Literatura

0
30

A Prefeitura de Arraial do Cabo está realizando uma campanha em prol do reconhecimento e motivação de profissionais cabistas que têm se destacado no mercado de trabalho. O objetivo é de incentivar os cidadãos a admirar e se inspirar nesses grandes exemplos, além de dar todo o apoio e a estrutura necessária para que mais talentos surjam e façam sucesso no Brasil e no mundo. Tornando assim, a cidade ainda mais conhecida, não só pelas belezas naturais, mas também, por ser uma fábrica de talentos. Anderson Wilnes começou a carreira médica aos 17 anos, quando passou no vestibular para a Faculdade de Medicina de Campos, deixando a cidade de Arraial do Cabo. Após a formação, foi para São Paulo e fez especialização em Clínica Médica, posteriormente iniciando residência em Cardiologia. No mesmo ano, antes do término da residência, Anderson fez uma prova nacional e conseguiu a validação do título de especialista, antecipando assim, o contato com profissionais e experiências na área. No Rio de Janeiro, fez uma extensão em Ecocardiografia na UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro e trabalhou como cardiologista na Companhia Aérea Varig, possibilitando a presença em Congressos Internacionais. Foi parte da Unidade Coronariana nos dois primeiros anos do Hospital Barra D’Or, até que fosse criado o serviço de cirurgias cardiovasculares, quando foi nomeado como Chefe de Cardiologia e do CTI. Retornando à Região do Lagos, manteve o mesmo cargo, também, na Clínica Santa Helena, na cidade de Cabo Frio. No mesmo período, Anderson criou o Congresso de Cardiologia do Interior do Estado do Rio de Janeiro, que existe há 14 anos e é referência de qualidade e inovação. A partir disso, foi convidado para ser Vice-Presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, sendo Diretor Científico da área de Hipertensão Arterial e Presidente da Sessão Regional de Cardiologia da Região dos Lagos. O doutor fez parte, ainda, da produção do livro “Sabores do Coração”. A obra contempla receitas saudáveis e saborosas, com dicas do cardiologista.

“Sempre quis fazer medicina e gostava muito de estudar, isso é imprescindível para quem quer seguir essa carreira, que é árdua e de trabalho intenso, sempre. Não tem preço salvar vidas e recuperar pacientes, mas, para isso, é preciso muito controle emocional e muita dedicação. Para mim, a parte mais difícil foi ter que sair da minha cidade e ficar longe do meu ciclo familiar para investir nos estudos e alcançar meus objetivos. Acho que o município pode contribuir muito e deve investir naqueles que gostariam de trabalhar na área médica, que é uma das mais concorridas, oferecendo aulas específicas de reforço, salas especiais, além de projetos para que as escolas atendam, tanto aos que tem dificuldades, quanto aos que se destacam, tornando a educação, que é a base para qualquer carreira, um modelo a ser seguido”, ressalta o Cardiologista.

Lorena Brites se interessou pela literatura a partir da influência da mãe, que era bibliotecária, e do pai, que atua como professor. O convívio contínuo com os livros fez com que a paixão crescesse cada vez mais, logo, desde muito nova, a escritora começou a produzir textos e poesias. Lorena iniciou a faculdade no curso de Produção Cultural, mas, por não se adaptar ao local em que morava, voltou a Arraial do Cabo. Se formou em Jornalismo na Universidade Veiga de Almeida e resolveu, enfim, reunir suas melhores produções poéticas em um livro. Em 2015, lançou o “Acervo de Palavras” pela Editora Autografia. O lançamento foi um sucesso e, logo, foi convidada para participar do primeiro grande evento literário da carreira, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, e, posteriormente, participou, também, da Bienal do Livro de São Paulo, onde recebeu apoio de amigos, da Prefeitura e do povo cabista em campanhas, e patrocínios de empresas de São Paulo para custear os gastos que estavam além das possibilidades financeiras da jovem. Após essa grande conquista, marcou presença em muitos outros eventos e feiras. Com o êxito do lançamento do livro, Lorena passou a integrar a Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências, e criou o projeto social “Compartilhe um Livro”, que tem o objetivo de espalhar livros em locais públicos, incentivando assim, o gosto pela leitura, e fazendo com que o leitor continue repassando as obras. A escritora tem mais dois livros prontos a serem publicados, um, também de poesias, e outro de literatura infantil, que pretende lançar em breve.

“Cada vez que marco presença em um evento ou feira literária, não é só a Lorena e os livros que vão. Eu levo a história e o nome de Arraial do Cabo onde quer que seja. Faço questão de levar panfletos para mostrar aos meus leitores um pouco da história e da cultura da minha cidade. Temos muitos talentos aqui, em diversas áreas, e eu acho fundamental que a Prefeitura faça esse trabalho de motivação e capacitação profissional, para que esses profissionais tenham a estrutura necessária e consigam realizar sonhos. O gosto pela leitura é totalmente possível, tenho certeza que quem não gosta de ler ainda não encontrou o livro certo. Fico feliz em ter meu trabalho reconhecido e espero ser espelho para muitos jovens que se interessam pela literatura”, finaliza a escritora.

#arraialdocabo #talentoscabistas #amar #cuidar #preservar

Texto: Luiza Leal
Foto: Vitor Cunha